O laboratório de Hidráulica Agrícola do curso de Agronomia da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB FAV – UnB é coordenado pelos professores Cícero Lopes da silva e Delvio Sandri, não têm uma sede fixa e sim uma sala na Fazenda Água Limpa – FAL para guarda de equipamentos e aparelhos de uso hidráulico e hidrológico. É um típico laboratório de campo e desenvolve atividades de campo relacionadas às disciplinas de Hidráulica Agrícola, Irrigação e drenagem e Hidrologia de microbacias. Possui equipamentos usados na medição de vazão, tais como vertedores e micromolinetes hidráulicos, consta ainda de diversas peças inerentes aos sistemas de irrigação, tais como rotores e carcaças de bombas, válvulas de retenção e de pé, válvulas de controle de fluxo, e demais peças especiais usadas nas tubulações de irrigação com o objetivo de promover aos alunos familiaridade na implantação de redes adutoras pressurizadas usadas na irrigação.

 

Tem-se ainda instalado no campo, microbacia do córrego Capetinga, um linigráfo com sua respectiva curva chave e bombas centrífugas que providenciam o recalque de água para diversas áreas irrigadas da FAL, incluindo sistemas de irrigação por aspersão e gotejamento.


Desenvolve estudos ligados à agricultura irrigada, eficiência de irrigação e perda de carga em redes de irrigação.      

 

hidraulica1

Figura 1: micromolinete hidráulico usado na medição de vazão de pequenos cursos de água.

 

hidraulica2
Figura 2: ilustração da principal estação de bombeamento da Fazenda Água Limpa cuja capacidade de vazão é de 18 litros/segundo e altura manométrica de 130 mca.